Nynna Manfredo

Minha foto
Faço coisas estúpidas às vezes. Crio cenas dignas de novela mexicana. Falo clichês. Invento drama. Mas esse é o preço de ser toda emoção.Endureci um pouco, desacreditei muito das coisas, sobretudo das pessoas e suas boas intenções.Duvidei de tudo; a dúvida, ao invés de me paralisar, me empurrou em direção a oceanos que eu não podia admitir que existiam.
Você lê e sofre. Você lê e ri.Você lê e engasga.Você lê e tem arrepios.Você lê e a sua vida vai se misturando no que está sendo lido
ジャナイナ·マンフレード

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AMOR + HUMOR + SIGNIFICADO = TESÃO.


Nos idos de 2001 comecei a trabalhar na Intelig e lá fiquei por aproximadamente 7 anos. De todos as minhas experiências profissionais , essa foi , de longe, como se diz por aí: “a mais rica”. Não somente  em termos profissionais mas, principalmente, PESSOAIS. Tive a oportunidade de aprender e me desenvolver muito em diversos aspectos da minha vida.
Só para exemplificar, diferente do tradicional  “ex-colegas de trabalho”, hoje tenho fortes laços de amizade com várias pessoas. Algumas dessas, transcendendo o patamar de amizade. Somos companheiros de diversas jornadas; cúmplices no desenvolvimento físico, mental, emocional, espiritual. Irmãos e irmãs, por escolha.

“Nossa! Mas isso tudo por causa de uma empresa? Isso não é exagero não? O que tinha ela de tããããão especial assim?” 

Bem,... além de um forte direcionamento “top-down” dentro de um simples e  transparente definição de “Visão e Valores” (olha que eu ainda me lembro deles até hoje!), tínhamos, também,  aquela real (digo REAL, porque muito se vê por aí apenas de virtuais intenções, coisa mais para publicar em revista, entende?)... Bem, voltando,... uma real intenção de que o funcionário mantivesse o EQUILÍBRIO da sua vida pessoal com a profissional (se é que existem duas vidas separadas,...porque tem a tal das “Bolas da Vida”, mas aí é outra história... ).
É tanta coisa que nem dá para enumerar: treinamentos; palestras; espaço para descompressão; estímulo ao respeito mútuo;  feedback 360º. ; o saber ouvir; a camaradagem;  comitê de solidariedade; comemorações (muitas comemorações!!!);  e por aí vai,...


Dentro disso tudo, uma das coisas que muito me marcou foi uma frase de nosso Diretor de RH na época, Marcelo Arantes (hoje, merecidamente, reconhecido (mais uma vez) como Profissional do Ano pela ABRH em 2011!):

“Tudo que se faz na vida precisa ter Amor, Humor e Significado”.

TUM!!... Tijolada na testa!...

Para quem não entendeu, de novo: “Tudo que se faz na vida precisa ter de Amor, Humor e Significado”.

Humm...Simples assim... Ou melhor, SIMPLES ASSIM?...

Bem , já se passaram uns 10 anos desde então e influenciado pela minha experiência de vida e muitos outros aprendizados eu, modestamente(?), resumiria assim:

Amor
Amor é o brilho nos olhos.  É a palpitação no coração. O arrepio pelo corpo. Coincidentemente (se isso existisse...), nos últimos dias, criei uma frase para mim: “Se não tem amor não serve”. É isso. Se não tem amor, para que serve? Se não teve amor para que serviu? Se não tem amor, para que falar? Se não tem amor, para que fazer? 

Humor
Sério, precisa se falar de humor? Quando estudei NeuroLinguistica aprendi uma frase interessante, creditada a Richard Bandler: “Se você vai rir disso tudo um dia, por que não começa agora?”. Humor é um estado de espírito contagiante. Diversos estudos apontam que as pessoas mais “resilientes” mantém o bem humor mesmo quando o “bicho está pegando”.
Desafio: mostre-me somente um mal humorado bem sucedido e cercado de amigos...

Significado
Quando você dá significado às coisas, na verdade, o que está ocorrendo é um  alinhamento com seu PROPÓSITO nesta vida. As perguntas que nosso mestre Stephen Covey nos faz são: “Qual é o seu LEGADO? Se você morresse hoje, QUEM lembraria de você? COMO lembraria?”.

Em resumo, eu diria que tudo isso se resume assim:

AMOR + HUMOR + SIGNIFICADO = TESÃO. 

Tesão pelo que se faz! Tesão pela vida! 

É chegar ao final da tarefa e pensar “Porra! Ralei pra cacete mas valeu pena. Ah! Se não valeu!”. Você tem vivido assim? Por que não?

“Ah tá! Fácil isso né? Esse seu discursinho de auto-ajuda...E as dificuldades, hein, Fernando? E AS DIFICULDADES, OS PROBLEMAS, AS PEDRAS NO CAMINHO, HEIN?” 
Alooouuuu! Sinto dizer, mas as dificuldades EXISTEM. Ponto final. A vida SEMPRE vai ter altos e baixos. Sempre. Um pouco mais hoje, menos amanhã, ou menos hoje e mais amanhã. Quem sabe?
Encará-las com AMOR, HUMOR e SIGNIFICADO é escolha sua em um exercício de consciência diário...
Texto originalmente publicado no blog de minha amiga Sandra Portugal, Projetando Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguém lá no início... me fez louca, me fez pouca, me fez o que sou. Difícil! (nem sempre) ♪

Seguidores